Health

[business][bleft]

Technology

[technology][bsummary]

Business

[business][twocolumns]

10 questões intrigantes e misteriosas sobre o Tall Man


Já é bem entendido que Phantasm tem diversas cenas esquisitas, vários enigmas bem abertos à interpretações das mais variadas e diversas, o próprio diretor da franquia, Don Coscarelli já confirmou que isso é intencional e realmente parece surtir um efeito interessante em quem assiste já que a mente do espectador se torna um participante ativo de toda a maluquice do filme, e há de se convir, é em parte causa do charme dos filmes, mas algumas perguntas realmente nos deixam encucados, e será que algum dia serão respondidas? Com certeza algumas novidades teremos com o Phantasm Ravager, quinto e aparentemente último da franquia, mas de qualquer forma, ai vão as minhas 10 maiores dúvidas pessoais. Atenção: Contêm spoilers!



1 - Afinal de contas, o que é o Tall man?
Já sabemos que o Tall man surge de outra dimensão e que existem diversos dele em paralelo - talvez em dimensões paralelas também (conforme pode ser visto no fim do Phantasm II e no início do Phantasm III, ele tem um enorme contato com o Planeta vermelho, e sempre ressurge após uma de suas ''mortes''). A cena do quarto filme, o Oblivion dá uma resposta quase mais ousada sobre sua origem; Antes de tudo, ele era um agente funerário dono de um cemitério que obcecado com a morte criou um certo dispositivo (sobre o qual nós também não sabemos muito) que fez com que ele sofresse uma mutação macabra se transformando assim no Tall man, mas o problema é como sempre nas lacunas, o que causa o tall man? De onde ele surge? Será que algum dia saberemos?

Alguns acreditam que ele seja o próprio demônio, poderia fazer sentido mas eu prefiro acreditar que ele é um tipo de alienígena, já que assim foi na visão original do Coscarelli, apesar de que realmente parece que ele tenha ligações demoníacas (conforme vimos naquela clássica cena do padre no segundo filme), mas não acredito que seja um demônio, ou o próprio. Outros falam que talvez seja realmente um fantasma, fazendo jus ao título, e que não passa de uma maluquice da cabeça de alguém, poderia ser, mas acho que isso é apelar demais pro conveniente.


2 - Seria Phantasm uma ilusão do Mike, no final de tudo?
Na cena final do Oblivion vemos um resolução confusa de todo o episódio do último filme onde o Tall man solta algo bem incompreendido "Sorveteiro, está tudo na cabeça dele", apesar do filme ter sido extremamente bem-sucedido em reaproveitar cenas deletadas do original, a última cena no entanto deixou um grande ar não só de dúvidas como também da sensação de uma peça aleatória enfiada num quebra-cabeças complexo.

Só acho que reduzir toda uma história construída à uma mera ilusão é limitar uma franquia tão original à uma conclusão insatisfatória e pobre, não acredito que esse seja o caminho.


3 - Tall man vai ser capaz de dominar o mundo?
Sempre que vimos o tall man agindo foi ao arredor de pequenas cidades ao redor dos Estados Unidos, eu acredito que o Phantasm Ravager poderia fugir dessa premissa ruim, já que a cada filme vemos ele avançando em dominar o mundo dos vivos, e evoluindo com seu sistema que tanto auxilia (novas esferas - muito mais potentes, novos recrutas em seu serviço).


4 - O Tall man é mortal? Digo, ele pode morrer de alguma forma?
Parece haver uma grande implicância em afirmar que ele é mortal, sempre que ele morre, ele volta daquele diapasão dimensional, o que implica nele ter outros de si reservas. Conforme pudemos ver no terceiro filme, seu corpo montado em sangue amarelo na verdade está morto, como na cena em que ele perde uma de suas mãos e logo se transforma em um ser vivo bizarro, e a outra cena em que uma super-esfera sai voando de sua cabeça, isso leva à uma teoria simples que faz todo o sentido, ele pode ser uma esfera dominante, mais potente mas que tem outros corpos, como plano b, seus corpos são de alguma forma uma mera cópia.

Então no fim das contas, quem sabe ele se resuma à uma super-esfera que pode ser destruída, mas como já conhecemos Phantasm, nunca dá pra ter certeza de nada.


5 - Porque o Tall man é tão lento e espera as coisas acontecer?
Porque ele está morto... E porque ele é um alienígena, e afinal esse serviço de correr e matar fica mais por conta das suas mortais e impiedosas esferas, que servem de escravas, tanto que raramente vemos ele correndo, só no primeiro filme quando seu sistema ainda era mais arcaico (e o sistema do Coscarelli também, rsrsrs). De certa forma sabemos que desde o primeiro filme ele não se importa em impedir que pessoas se metam no seu caminho, apesar de ser lento em tomar alguma providência, mas ele tem uma ''mentalidade avançada'' enquanto que Reggie e Mike que se metem em seu caminho só parecem compreender o que eles vêem, e usam artifícios quase que inúteis contra ele.


6 - Veremos mais do Jebediah Morningside?
Talvez, mas provavelmente não. Na minha opinião, uma das grandes sacadas dessa franquia foi o Jebediah Morningside, mas ele aparecendo novamente já é mais difícil porque o ator Angus Scrimm está mais velho a cada filme e tecnicamente se ele aparecer mais velho pode parecer um erro de continuação, mas sabemos muito bem que o Phantasm não liga muito pra isso, mas na minha opinião ele deveria sim aparecer mais, ainda pode ser muito bem explorado e existem respostas na medida certa de curiosidade que poderíamos ter.


7- Porque o Tall man envelhece se ele é imortal?
Bom, ele não é imortal, só que sempre consegue voltar num corpo diferente, isso já ficou bem claro, no entanto parece que ele é destituído de alma, tudo que ele precisa é da esfera (o tipo de cérebro) que lhe comanda, apesar de que não temos uma conclusão sobre o que elas são também. Mas fora o óbvio de sabermos que o ator em si está envelhecendo e as continuações precisam acontecer para dar continuidade a história, também pode fazer sentido de alguma forma que ele esteja se reproduzindo para evitar a morte, meio estranho isso já que ele pode viajar através de dimensões. Ou ainda, quem sabe ele envelheça ao atravessar as dimensões, bom como falei, nunca se sabe, é Phantasm.



8 - Porque o Tall man fica paralisado com o frio?
Vimos isso no primeiro filme e no terceiro foi bem revisitado, porque ele fica "paralisado" com o frio? Uma das questões pertinentes. Já vimos que seu sangue é amarelo. Então, tecnicamente, ele é incapaz de dominar os lugares frios? São perguntas que nem faço ideia de como responder.


9 - O Tall man ainda é capaz de sentir alguma empatia?
A única cena que me faz levar à essa pergunta é a última que vemos ele, no Oblivion. O olhar com o qual ele olha para o corpo do Mike, e conforme o próprio Angus falou, com um certo olhar de remorso, de que ali o jogo entre ele e Mike havia realmente acabado.


10 - Porque ele quer tanto o Mike?
Isso não tem resposta, só posso citar algumas das minhas teorias. Acredito eu que Mike seja o playground do Tall Man. É claro que o Tall man faz um tipo de 'jogo' com Mike, ele deixou isso meio claro nas cenas finais do primeiro filme com o "Você joga bem garoto, mas agora você morre". Na minha cabeça uma das poucas explicações sensatas é que na verdade ele não quer matar Mike, convenhamos que chance nunca faltou, e no Oblivion fica bem nítido que o Tall man quer que Mike seja seu substituto, isso poderia responder à pergunta do porque dele envelhecer também, quem sabe ele está morrendo e quer que Mike lhe substitua, com a tarefa de dominar a Terra.


Um comentário:

  1. Cara eu sei responder a 8 bem o Tall man ele vem do mundo vermelho la e muito quente e o frio acaba ganhando sim tall man e imortal (ou o que parece pois ele sempre volta) mais o frio já ajuda um pouco por que la de onde ele e os anões vem e quente demais 10 Tall man que tanto Mike pois no primeiro filme Mike queria saber sobre ele então ele foi até a casa do Agente funerário quem sabe Tall man sabia que Mike queria derrotar ele e ficou perseguindo ele até pegar Mike então primeiro pegou Jodi irmão mais velho de Mike e depois quase pegou Reggie mais agora o foco dele e o Mike bem mals o texto grande uheuhe mais acho que e isso ja assisti os 4 filmes do loco pra ver o 5

    ResponderExcluir